Notícias

Em todo o mundo, casos de Alzheimer caem cerca de 16% nos últimos 10 anos

Redução está associada à mudança de hábitos, condições sociais e diminuição de outros problemas de saúde que também levam à demência


12/07/2021 15h43

Casos de Mal de Alzheimer caíram cerca de 16% nos últimos dez anos em todo o mundo. Médicos avaliam que mudanças de hábitos e condições sociais explicam a queda.

De acordo com alguns especialistas, a diminuição de casos confirmados pode ser atribuída a uma redução de outros problemas de saúde que também levam à demência.

Outra mudança da sociedade que atua como proteção contra o Alzheimer é a educação. Quanto mais uma pessoa estuda, ao longo da vida, mais protegido fica o cérebro dela.

“Existe uma propriedade que a gente atribui para as pessoas que tem maior escolaridade, que chamamos de reserva cognitiva. Seria como se a o estudo fornecesse uma certa gordura para queimar, uma espécie de para-choque para ajudar nas perdas que eventualmente a pessoa poderia vir a ter por conta da doença”, diz o geriatra Natan Chehter.

Leia Também: “ANS não faz uma regulamentação específica para planos coletivos”, diz advogado

Ainda nessa linha, há aplicativos e games específicos para a faixa etária que precisa se preocupar com os esquecimentos. O "Cérebro Ativo", aplicativo brasileiro e gratuito, é um deles. O app contém jogos de lógica, raciocínio, planejamento e concentração que ajudam a estimular a mente. A indicação é que seja jogado de 20 a 40 minutos por dia, 3 vezes por semana.

Em junho deste ano, o lançamento de um novo medicamento prometeu ajudar no tratamento da doença. No entanto, além de ser caro, só é indicado para fases iniciais do problema. No Brasil, a droga ainda não está autorizada.

Veja mais sobre o assunto na reportagem que foi ao ar esta segunda-feira (12) no Jornal da Tarde.

Leia Também: Luciano Szafir tem melhora clínica e posta vídeo em que agradece apoio dos fãs

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças