Notícias

Em uma década, acesso ao saneamento básico no Brasil melhorou segundo pesquisa

Os avanços se deram sem deixar o serviço mais caro; No mesmo período, conta de água ficou 1% mais barata


13/07/2021 16h19

De acordo com um estudo do Instituto Trata Brasil, entre 2008 e 2018, o acesso ao saneamento básico no país melhorou. O índice de aumento ao acesso a redes de água para famílias foi de 2,2% ao ano e de 3,7% para a ligação à coleta de esgoto. Os avanços se deram sem deixar o serviço mais caro. Em uma década, a conta de água ficou 1% mais barata.

Segundo o economista e pesquisador do Trata Brasil Fernando Garcia de Freitas, investir em saneamento para um maior número de moradias é uma prática muito econômica. “Quando você cria uma rede de abastecimento de água você tem um custo fixo para colocar aquela tubulação e fazer a água chegar em um bairro. Se uma pessoa toma água naquele bairro ou todo mundo, o custo de investimento é o mesmo”.

Acelerar a expansão sem encarecer o bolso do brasileiro é o desafio do novo marco legal do saneamento básico, aprovado há um ano. A meta é universalizar o acesso à água no Brasil e prover coleta e tratamento de esgoto a pelo menos nove em cada dez pessoas até 2033. A lei ainda precisa ser regulamentada.

Leia Também: Butantan recebe 12 mil litros de IFA para produzir mais 20 milhões de doses da CoronaVac

“Tem que ter a preocupação de criar instrumentos de regulação de tarifas por contrato que impeçam reajustes automáticos, como aconteceu em outros setores”, diz Freitas.

Atualmente, pessoas negras, jovens e com baixa instrução são as mais afetadas pela falta de saneamento básico. Fato que aprofunda ainda mais as desigualdades do país.

Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar esta terça-feira (13) no Jornal da Tarde.

Leia Também: Paisagismo ajuda a reduzir impacto ambiental nos centros urbanos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças