Notícias

Gilmar Mendes determina que Saúde avalie inclusão de adolescentes em vacinação contra Covid-19

Ministro do STF levou em conta aprovação, pela Anvisa, do uso da vacina da Pfizer para pessoas a partir de 12 anos


14/07/2021 08h34

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou na última terça-feira (13) ao Ministério da Saúde que avalie se há necessidade de incluir adolescentes de 12 a 18 anos no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação) contra a Covid-19.

Pela decisão, o ministério deve avaliar a aplicação do imunizante especialmente nos jovens do grupo de risco, com cormobidades respiratórias graves.

No mês passado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso da vacina da Pfizer para adolescentes a partir de 12 anos. Antes, a vacina só podia ser aplicada a partir dos 16 anos.

A avaliação do ministro foi feita com base em um caso da cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. A prefeitura foi ao Supremo para contestar uma decisão judicial, que a obrigou a administrar o imunizante da Pfizer em uma adolescente de 15 anos, portadora da Síndrome de Kartagener, uma doença crônica que afeta os pulmões.

A administração da cidade argumentou que o plano federal do Ministério da Saúde não recomenda a vacinação de pessoas com menos de 18 anos. Neste caso, o ministro negou a reclamação da prefeitura e manteve a ordem de vacinar a jovem, uma vez que ela não estaria dissonando da jurisprudência do STF, na visão do magistrado.

Tendo como base essa situação, Gilmar apontou considerar contraditório o fato de o plano do Ministério da Saúde considerar a condição de saúde da jovem como fator de risco, mas não autorizá-la a ser imunizada em razão da idade. Por este motivo, determinou a notificação do ministro da Saúde Marcelo Queiroga, para que estude a revisão, e permita a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes com cormobidades respiratórias graves, como no caso da jovem mineira.

Leia também: Caixa libera saques e transferências da 3ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em setembroBrasil registra 1.613 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e média móvel continua em queda

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças