Notícias

Emanuela Medrades afirma que percebeu que a Covaxin era promissora e procurou o Ministério da Saúde

Declaração foi feita durante sessão da CPI da Covid desta quarta-feira (14)


14/07/2021 11h16

Nesta quarta-feira (14), a CPI da Covid ouve novamente Emanuela Medrades, diretora da empresa Precisa Medicamentos, que intermediou o contrato do Ministério da Saúde para aquisição da vacina Covaxin. Ela afirma que, a partir do momento em que percebeu que o imunizante era promissor, decidiu procurar o Ministério da Saúde.

"Foi uma iniciativa inclusive minha. A partir do momento que eu vi que tinha uma vacina com bastante potencial. Tivemos uma reunião dentro da companhia, e eu fui buscar qual era o departamento responsável pela questão de imunização no Brasil. Foi aí que tivemos uma primeira reunião junto ao SVS e ao PNI, em 3 de novembro de 2020", relatou Emanuela.

A CPI investiga todo o processo de negociação da Covaxin, intermediado pela Precisa Medicamentos e suspenso após denúncias de irregularidades. Durante suas respostas, a diretora negou que a empresa tenha recebido ajuda da diplomacia brasileira ao negociar a importação de doses do imunizante.

"Começamos 100% de forma privada, através de buscas da equipe técnica da Precisa, sem nenhum apoio", afirmou Emanuela em resposta ao relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL).

O senador respondeu que tinha informações de que a Precisa Medicamentos transferiu à Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Índia R$ 500 mil em 17 de fevereiro, e outros R$ 500 mil em 23 de fevereiro.

"A assinatura do contrato com o Ministério da Saúde foi em 25 de fevereiro, como se sabe. Representantes dessas entidades viajaram várias vezes à Índia nos mesmos períodos em que a delegação da Precisa viajou. E uma delas, relatada em correspondência do embaixador em Nova Délhi", declarou Calheiros, sem fazer nova pergunta.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças