A hipocrisia na política e na vida social é o tema do Linhas Cruzadas desta quinta (15), com o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama.
Depois de ressaltar que a hipocrisia, em maior ou menor grau, é inseparável da democracia, Pondé fala sobre figuras políticas que buscam vínculos mais amplos ideologicamente para viabilizar candidaturas e conquistar espaço. "O [ex-presidente] Lula passou por esse processo, sem entrar no mérito ideológico. Muito provavelmente o [deputado ex-psolista Marcelo] Freixo está passando por esse processo, de sair de um ambiente ou partido que lhe pareça um tanto estreito naquele momento e buscar um espaço onde você consiga fazer mais acordos que podem, inclusive, passar pela hipocrisia, passar por esses acordos que azeitam as relações, para que você consiga levar à frente o projeto que não é necessariamente mentiroso de partida, que pode de fato ter a intenção de fazer coisas certas".
Leia também: "Não existe democracia sem hipocrisia", diz Pondé no Linhas Cruzadas
"É essa distância que chamo de amadurecimento na política, que leva você de um espaço em que você ache que de fato fundamental é ficar contemplando duas ou três pautas obcecadas, falando para quatro conversos, a entender que para você tornar aquele projeto teu politicamente viável, você tem que dialogar com um monte de gente com quem você não necessariamente concorda. Há o risco da corrupção nesse processo, é claro. Porque, lembremos, corrupção, antes de ser de 'grana', é corrupção de caráter", completou.
Citando o recente encontro dos ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, Pondé continua: "Imagine o que homens como FHC e Lula já viram na vida, ainda mais tendo o ocupado a posição que eles ocuparam, presidentes da República por dois mandatos. Se eles são homens que ainda acreditam em Branca de Neve, em Papai Noel, não são confiáveis. [...] O fato é que não há como você viver como gente grande se você não contemporizar conflitos, e não é só na política, é também nas relações humanas".
Leia também: "Redes sociais criaram uma ciência da hipocrisia", diz Pondé
Veja o trecho:
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS