No Estação Livre desta sexta (16), a pauta é educação financeira. Para falar sobre o assunto, a reportagem conversou com Sergio All e Fernanda Ribeiro, cofundadores da Conta Black, fintech focada no público negro e periférico.
Depois de ter crédito negado no banco do qual era cliente, Sergio, que é negro, decidiu criar um serviço financeiro com acesso facilitado.
"O objetivo da Conta Black atualmente é desburocratizar o acesso a serviços bancários. [Os clientes] têm as mesmas experiências de qualquer cliente bancário, eles podem fazer operações como TED, DOC, emissão de boletos para cobrança", explica o CEO da empresa.
Leia também: Rincon Sapiência, Margareth Menezes e outras personalidades falam sobre finanças no Estação Livre
"É importante para a população negra num todo ter acesso a ferramentas e o conhecimento por trás de tudo isso, para que ela utilize seu dinheiro, para além de política, de uma forma mais consciente", complementa a cofundadora Fernanda Ribeiro.
Para ela, a educação financeira e o acesso a serviços bancários podem ser ferramentas de transformação: "O sistema financeiro, da forma como ele está posto, empurra as pessoas para um processo de endividamento, e os números dizem isso muito claramente: 70% dos adultos economicamente ativos estão negativados. [...] Meu sonho como Conta Black é impactar cada vez mais pessoas para que elas possam transformar a vida delas e deixar um legado para as próximas gerações", completa.
Leia também: Plataforma NoFront usa rap como ferramenta para ensinar educação financeira
Veja a reportagem:
Para falar sobre finanças, o Estação Livre recebeu Nina Silva, do movimento Black Money, a economista Gabriela Chaves, CEO do NoFront e o analista financeiro Gustavo de Paula.
Assista ao Estação Livre na íntegra:
Exibido às sextas e com apresentação de Cris Guterres, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.
REDES SOCIAIS