Notícias

Laurentino Gomes: “Brasil não protege seu patrimônio histórico, artístico e cultural”

No Roda Viva desta segunda (19), o escritor e jornalismo discutiu a escravidão no Brasil


19/07/2021 23h04

O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebeu o jornalista e escritor Laurentino Gomes.

Durante o programa, a historiadora Paula Carvalho quis saber do escritor sua opinião em relação a derrubada de estátuas e monumentos de personagens escravistas, algo que aconteceu nos Estados Unidos e Europa no ano passado. Mesmo acreditando que as imagens tem o caráter racista, ele disse que é necessário ter cuidado em relação a esse assunto.

Leia também: "Os fatos cotidianos insistem em demostrar que a escravidão é assunto da realidade brasileira", afirma Laurentino Gomes

“Sou contra as coisas feitas de forma impulsiva. O Brasil não protege e nem valoriza seu patrimônio histórico, artístico e cultural. Se a gente permitir que um grupo de garotos insuflados pelas redes sociais derrubem estatuas de forma arbitrária, poderemos estar estimulando o vandalismo”, disse o entrevistado.

Fazendo de forma pensada, o escritor afirmou ser a favor da remoção dessas estátuas, pois, segundo ele, elas fundamentam uma narrativa que valoriza um grupo em detrimento de outro.

Assista ao trecho completo:


Participaram da bancada Eliana Alves Cruz, escritora, jornalista e roteirista; Michael França, pesquisador do INSPER e colunista da Folha de S. Paulo; Paula Carvalho, historiadora e editora da Revista Quatro Cinco Um; Pedro Doria, editor do Canal Meio e Rosane Borges, jornalista e pesquisadora da ECA-USP.

Assista ao programa na íntegra:

O Roda Viva vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças