Notícias

Pedro Castillo é declarado vencedor das eleições presidenciais do Peru

Mais de um mês após o pleito, a Justiça eleitoral peruana oficializou a vitória do candidato de esquerda depois de rejeitar os recursos da adversária, Keiko Fujimori, que alegou fraude; esta é a terceira derrota consecutiva da candidata


20/07/2021 12h46

A Justiça do Peru declarou, nesta terça (20), Pedro Castillo como o vencedor da eleição presidencial do país. O anúncio acontece 44 dias após a realização do segundo turno das eleições, com a contagem de votos mais lenta em 40 anos e sucessivas contestações dos resultados por parte da adversária de Castillo, Keiko Fujimori.

Com o apoio da população mais pobre e rural, o candidato do partido Peru Livre venceu Fujimori por uma margem apertada, de pouco mais de 44 mil votos. Na última segunda (19), a candidata admitiu publicamente a derrota, embora tenha repetido a tese de fraude, que foi rejeitada pelas autoridades eleitorais, e classificado a vitória de Castillo como "ilegítima. 

Esta é a terceira derrota consecutiva da filha do ex-ditador Alberto Fujimori na disputa pela presidência peruana.

Leia também: Keiko Fujimori admite derrota nas eleições peruanas e ataca Castillo

Professor primário que popularizou a frase "chega de pobres em um país rico”, Castillo é o primeiro camponês a se tornar presidente do Peru, onde os indígenas quase sempre receberam serviços públicos deficientes. 

A economia do país, que é o segundo maior produtor mundial de cobre, foi duramente afetada pela pandemia do coronavírus, e teve aumento no nível de pobreza para quase um terço da população.

Saiba mais na reportagem do Jornal da Tarde:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)