Áudio divulgado pela Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (22) mostra Henry Charlles Lima da Silva, tenente da reserva e coordenador da Funai no Vale do Javari (AM), falando em 'meter fogo' nos indígenas isolados do estado.
Indígenas isolados são aqueles que não mantém contato significativo com a sociedade. A fala ocorreu em conversa com líderes do povo indígena marubo em 23 de junho. “Eu vou entrar em contato com o pessoal da Frente [de Proteção Etnoambiental] e pressionar: ‘Vocês têm de cuidar dos índios isolados, porque senão eu vou, junto com os marubos, meter fogo nos isolados’”, diz Henry na gravação.
Leia mais: Bia Kicis se reúne com deputada da AfD, conhecida por ser neta de ministro de Hitler
O posicionamento se deu dias após indígenas isolados raptarem uma mulher de 37 anos da aldeia Paulinho, na Terra Indígena Vale do Javari. Ela foi encontrada sozinha e amarrada horas depois. Teria sido a terceira tentativa, por parte dos isolados, de sequestrar a mesma pessoa.
O coordenador incentiva que os marubos ajam com violência contra os isolados e fala em "guerra". "Não estou aqui pra ser falso e levantar bandeira de paz. Eu passei muito tempo da minha vida evitando a guerra, mas se a guerra vier, nós também não vamos correr. Se vierem na terra de vocês, vocês têm todo o direito de se defender", completou.
Leia também: Rede de Observatórios da Segurança divulga dados sobre violência no Brasil
REDES SOCIAIS