Notícias

"Ninguém é feliz o tempo todo", diz Pondé no Linhas Cruzadas

Ao lado da jornalista Thaís Oyama, o filósofo falou sobre o conceito de felicidade sob a ótica de Freud; assista ao programa completo


22/07/2021 22h30

No Linhas Cruzadas desta quinta (22), o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama discutem temas como a felicidade, o sexo e a religião na obra de Sigmund Freud. 

"Eu acho que quem acha que é feliz o tempo todo precisa ajustar a dose do remédio", brinca o filósofo.  "Ninguém é feliz o tempo todo", continua. 

Pondé prossegue: "Quando perguntavam ao Freud o que ele esperava de um bom tratamento em análise do paciente, ele dizia que ele esperava que o seu paciente fosse capaz de amar e trabalhar razoavelmente."

Leia também: Pondé: "Não há como viver como gente grande se você não contemporizar conflitos"

"O 'razoavelmente' é fundamental. Isso tem a ver com um certo o caráter morno do bem-estar, um caráter que tende a você ter uma certa previsibilidade do que acontece. Você tem um conjunto de elementos que são justamente o contrário do que fazem você pensar quando você vê propaganda de banco, de carros. Essa é a felicidade razoável e que a gente não deve entender como uma coisa em que, quando você está nela, você fica necessariamente feliz. Não, a própria percepção de um certo controle difuso, de uma certa previsibilidade, dá você uma certa calma, evita que você caia em ansiedade as inquietações", continua.

Leia também: "Redes sociais criaram uma ciência da hipocrisia", diz Pondé

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:


Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças