Notícias

Pondé explica 'regressão psíquica' da religião na visão de Freud

Sexualidade, felicidade e religião na obra do psicanalista são o foco do Linhas Cruzadas desta quinta (22); veja o vídeo


22/07/2021 22h40

O Linhas Cruzadas desta quinta (22), com o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama, falou sobre a obra do psicanalista Sigmund Freud. 

Abertamente ateu, o pensador tinha uma visão a respeito da religiosidade que envolvia uma forma de regressão, explica Pondé. "Ele diz que as crianças sofrem de um desamparo natural da sua própria condição. Quando a gente nasce, à medida que a gente vai tomando consciência que a gente é algo, que é um ser humano, a gente percebe a dependência absoluta que a gente tem do meio que a gente vive, normalmente da mãe", afirma o filósofo. 

Leia também: "Ninguém é feliz o tempo todo", diz Pondé no Linhas Cruzadas

"O problema da religião, para Freud, é que o desamparo é uma condição humana contínua. À medida que o adulto cresce, ele racionaliza, ele não é tão dependente de outras pessoas", continua Pondé.

Ele explica que esse desamparo, na visão do psicanalista, resulta em um retorno à lógica infantil: [Freud] fala que a religião é um processo regressivo, então, em que esse adulto reproduz a solução infantil, que é acreditar que existem seres que te protegem. Só que no caso da criança, a criança não está delirando: existem os pais ou algo semelhante. Para Freud, está delirando então o adulto: ele regride psiquicamente para uma posição infantil e, nessa posição infantil, ele investe na existência de seres imaginários". 

Leia também: Sexualidade sob a ótica de Freud é tema no Linhas Cruzadas


Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças