Interior paulista abriga o maior acervo de livros em japonês do país
Em São Miguel Arcanjo, moradores lutam pela preservação da cultura do país sede da Olimpíada
25/07/2021 19h54
A Olimpíada de Tóquio começou e tem chamado atenção do mundo para o país japonês. O Brasil tem uma grande comunidade de imigrantes japoneses, mas nem todos sabem que no interior de São Paulo está localizado o maior acervo de livros em japonês do país.
A Biblioteca dos Jovens do Pinhal, localizada em São Miguel Arcanjo, cidade com pouco mais de 30 mil habitantes, tem 75 mil livros, todos catalogados e, em sua maioria, fruto de doações.
Leia mais: Cultura Livre por Anelis Assumpção
A biblioteca foi inaugurada em 1983, na cidade que abriga uma das colônias japonesas mais antigas do Brasil. O espaço possui 650 metros quadrados e conta com obras de temas variados. Além da grande quantidade de mangás, que dominam os motivos pela procura do acervo, também é possível encontrar livros de turismo, artes, culinária e romances.
A biblioteca da Fundação Japão e da Casa da Cultura Japonesa, que são as mais conhecidas, não possuem tantos títulos quanto a Biblioteca dos Jovens do Pinhal. Motivo de orgulho para os moradores da região que lutam pela preservação da cultura oriental.
Leia também: Nova Brazuca: Compositoras na MPB
REDES SOCIAIS