Notícias

Prefeitura de São Paulo vai informar o imunizante disponível em cada posto para 2ª dose

Informação estará disponível no Filômetro, site que informa o tamanho das filas de vacinação contra a Covid-19 na cidade


26/07/2021 14h28

Nesta segunda-feira (26), o secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido, afirmou que a prefeitura vai passar a informar o tipo de imunizante contra a Covid-19 disponível em cada posto para a segunda dose da vacinação.

A informação será disponibilizada pelo Filômetro, site que informa o tamanho das filas de vacinação contra a Covid-19 na cidade. A ideia, segundo o secretário, é facilitar para que as pessoas encontrem o imunizante que precisam, já que nem sempre ele está disponível no mesmo posto em que foi tomada a primeira dose.

"Estamos tentando colocar no Filômetro, aquele site que mostra o tamanho das filas que temos nas unidades de saúde, também colocar essa informação de segunda dose para que a pessoa possa fazer essa consulta. Estamos correndo com essa informação para disponibilizar para as pessoas", afirmou

Ainda não há uma data para quando a informação estará disponível. Sobre a possibilidade de algumas pessoas, conhecidas como "sommeliers de vacinas", usarem o sistema para escolher qual imunizante quer tomar, Edson Aparecido não soube responder.

Na agenda desta manhã, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) também falou sobre o serviço de consulta de marca de imunizantes no site do Filômetro.

"A gente está adequando o nosso sistema, que foi uma coisa muito interessante, inédita, que foi o 'De Olho na Fila' para poder informar naquele software onde que a UBS terá o tipo de dose pra tomar a segunda dose, para melhorar a logística", disse.

"A ideia é a seguinte, você tomou a marca A e vai na UBS ou nos nossos 700 pontos de vacinação tomar a sua segunda dose, então você vai poder entrar no nosso sistema e saber além de onde não tem fila, onde tem a segunda dose da vacina que você tomou a primeira. Isso é uma coisa que a secretaria de saúde ainda está desenvolvendo", afirmou.

De acordo com Aparecido, a capital paulista tem atualmente 80% das pessoas elegíveis com mais de 18 anos vacinadas com pelo menos a primeira dose. São 9,7 milhões vacinadas com primeira ou ambas as doses.

Atualmente, há Astrazeneca e Coronavac disponíveis nos postos para vacinação de segunda dose. A partir do dia 5, haverá também a Pfizer.

Nesta segunda, estão sendo vacinadas grávidas e puérperas com a segunda dose da Pfizer e há repescagem da faixa etária de 30 a 34 anos.

Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta segunda-feira (26):

Leia também: Presidente da Tunísia suspende o Parlamento por 30 dias e destitui o primeiro-ministroRio continua com a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 paralisada

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças