O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), é o entrevistado do Roda Viva desta segunda-feira (26). Nunes assumiu o cargo no executivo em maio, após a morte de Bruno Covas.
A jornalista Débora Freitas, da Rádio CBN, questionou o prefeito sobre a crise hídrica que afeta o sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento da capital paulista e de parte da região metropolitana do estado, que atingiu seu pior nível desde 2013. Débora ressaltou a não obrigação dos municípios de arcar com o problema da falta de água, mas relembrou casos de prefeitos que, frente às crises de 2014 e 2015, se mobilizaram. A jornalista questionou Ricardo Nunes se há alguma ação da Prefeitura de São Paulo com relação ao tema.
O prefeito passou grande parte do tempo de resposta ressaltando ações de preservação ambiental, investimento na fiscalização contra degradação de áreas verdes e ampliação da Guarda Civil Metropolitana. Por fim, Ricardo Nunes se posicionou sobre a questão afirmando ter ações em curso “incentivar a questão do reuso, de conscientização das pessoas de cuidar bem da água, enfim, acho que a gente está caminhando bem nesse aspecto de poder ajudar o estado nessa questão da represa, da falta hídrica”
De acordo com o prefeito, a Sabesp garantiu que se houver nível de chuva, não terá problema de falta de água. “Não existe esse risco, é um problema, mas assim de falta de água, se houver previsão de água que vai cair, não vai ter problema”, afirmou Nunes.
Assista ao trecho completo:
A bancada de entrevistadores foi composta por Cíntia Gomes, co-fundadora da Agência Mural de jornalismo das periferias; Débora Freitas, apresentadora da rádio CBN; Raul Juste Lores, diretor do canal São Paulo nas Alturas; Bruno Ribeiro, repórter do jornal O Estado de S.Paulo; Rodrigo Piscitelli, repórter da TV Cultura.
Assista ao programa na íntegra:
REDES SOCIAIS