Fies 2021 abre inscrições para segundo semestre nesta terça-feira; veja passo a passo
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) usará notas do Enem de 2010 a 2020 para selecionar os candidatos
27/07/2021 08h23
Nesta terça-feira (27) começam as inscrições para o Fies 2021 do segundo semestre (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do governo federal para financiar cursos de graduação em instituições de ensino particulares. Os candidatos têm até sexta (30), às 23h59, para finalizar o processo. O resultado dos pré-selecionados será divulgado em 3 de agosto.
Ao todo, são 69 mil vagas distribuídas em 23.320 cursos e/ou turnos de 1.324 instituições privadas de ensino superior diferentes.
Quem pode participar do Fies?
Quem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre os anos de 2010 e 2020 e tirou nota média acima de 450. Candidatos que fizeram o exame na condição de treineiro ou que tiraram nota zero na redação não podem se inscrever.
Como o Fies funciona?
O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades particulares. Atualmente, tem duas categorias:
- A primeira oferece vagas com juros zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;
- A segunda, chamada P-Fies, tem juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
Como se inscrever?
É preciso acessar o sistema de inscrição do Fies através do site. O candidato deve clicar em "Minha Inscrição" e, em seguida, em "fazer cadastro".
O candidato será direcionado para a página gov.br. Lá, deverá ser feito um cadastro, preenchendo todas as informações que forem pedidas. Em seguida, o participante vai ser direcionado para a página do Fies mais uma vez.
O próximo passo é clicar na opção "entrar com gov.br", a pessoa só vai precisar informar o CPF e a senha que foi cadastrada no site do governo. Por fim, será apenas necessário preencher as informações solicitadas pelo sistema de inscrição do programa.
Já tenho Prouni. Posso me inscrever?
Aqueles que têm uma bolsa parcial do Prouni (Programa Universidade para Todos) também podem participar do processo do Fies e financiar a parte da mensalidade que não foi coberta pela outra bolsa. Porém, é proibido que o bolsista parcial do Prouni use as duas bolsas em cursos ou instituições diferentes. Já o bolsista integral do Prouni só poderá usar o Fies se tiver encerrado a bolsa.
Posso mudar o curso depois da inscrição?
O candidato pode mudar o grupo de preferência e suas opções de curso quantas vezes quiser. Entretanto, isso só poderá ser feito durante o período das inscrições. Vai ser considerada como válida a última inscrição feita e confirmada.
Qual o prazo para terminar de pagar o curso?
Depende de cada aluno. O pagamento do financiamento vai respeitar a condição financeira de cada estudante. Porém. a estimativa é que o financiamento acabe em até 14 anos.
Confira o calendário do Fies 2021
Inscrições - de 27 a 30 de julho
Resultado - 3 de agosto
Complementação de inscrição - 4 a 6 de agosto
Lista de espera - 4 a 31 de agosto
Leia também: Caixa libera 4ª parcela do auxílio emergencial a novo grupo nesta terça-feira; veja quem recebe; São Paulo vacina contra a Covid-19 pessoas com 29 anos a partir desta terça-feira (27)
REDES SOCIAIS