Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Bem do Estar mostrou como a pandemia da Covid-19 impactou a saúde mental das mulheres do Brasil. Pelo menos 80% das entrevistadas apontaram para um aumento do cansaço, da ansiedade e do sentimento de culpa.

O levantamento foi realizado com mais de 800 mulheres de todas as faixas etárias e regiões do país. 8 em cada 10 mulheres disseram ser mais difícil e desafiador conciliar a maternidade e a vida profissional, enquanto 6 em cada 10 estão sem ânimo para atividades.

Leia também: Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, será palco de vacinação em massa contra Covid-19

A pesquisa apontou que as mulheres mais sobrecarregadas pela dupla jornada são as casadas e empreendedoras. Isabel Marçal, coordenadora da pesquisa e diretora do Instituto Bem do Estar, afirmou que esta relação já existia antes da pandemia, e foi apenas agravada.

“Se nós fracassamos ou não conseguimos executar as tantas atribuições que colocamos para nós mulheres, vem esse sentimento de culpa e frustração”, explicou Isabel. A pesquisa concluiu que a multiplicidade de papéis impostos às mulheres é um dos principais fatores para o adoecimento psicológico feminino.

Leia também: Proibido em São Paulo nos anos 80, o skate tem conquistado mais praticantes a cada dia

Por isso, Isabel reforçou a importância da educação emocional para estas mulheres: “A pressão externa vai sempre existir, precisamos aprender a lidar com a nossa pressão interna e entender o que são esses sentimentos”.

Veja a matéria completa do Jornal da Tarde desta terça-feira (27):