Notícias

Plataforma Lattes está fora do ar há 4 dias; há backup e bolsas não serão afetadas, diz CNPq

Sistemas do órgão, incluindo o serviço que reúne currículos de pesquisadores, saíram do ar no último sábado (24)


27/07/2021 15h50

Os sistemas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), incluindo a plataforma Lattes, chegaram ao quarto dia fora do ar nesta terça (27). De acordo com a instituição, que é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, há backup das informações e o pagamento de bolsas não será afetado.

"O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes", afirmou a instituição, em nota publicada nas redes sociais. 



O CNPq, que confirmou a falha nos sistemas no último sábado (27), não apresentou previsão de normalização das plataformas. 

A nota afirma, ainda, que a instituição terá mudanças nos prazos devido à instabilidade: "Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados". 

Órgão federal de fomento à pesquisa e à ciência no Brasil, o CNPq é responsável pelo pagamento de bolsas e reúne a produção científica do país. 

A indisponibilidade dos sistemas, em especial a plataforma Lattes, que organiza currículos de pesquisadores, preocupou a comunidade científica e levou os termos "Lattes" e "CNPq" aos assuntos mais comentados do Twitter na tarde de hoje.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças