Plataforma Lattes está fora do ar há 4 dias; há backup e bolsas não serão afetadas, diz CNPq
Sistemas do órgão, incluindo o serviço que reúne currículos de pesquisadores, saíram do ar no último sábado (24)
27/07/2021 15h50
Os sistemas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), incluindo a plataforma Lattes, chegaram ao quarto dia fora do ar nesta terça (27). De acordo com a instituição, que é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, há backup das informações e o pagamento de bolsas não será afetado.
"O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes", afirmou a instituição, em nota publicada nas redes sociais.
O CNPq, que confirmou a falha nos sistemas no último sábado (27), não apresentou previsão de normalização das plataformas.
A nota afirma, ainda, que a instituição terá mudanças nos prazos devido à instabilidade: "Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados".
Órgão federal de fomento à pesquisa e à ciência no Brasil, o CNPq é responsável pelo pagamento de bolsas e reúne a produção científica do país.
A indisponibilidade dos sistemas, em especial a plataforma Lattes, que organiza currículos de pesquisadores, preocupou a comunidade científica e levou os termos "Lattes" e "CNPq" aos assuntos mais comentados do Twitter na tarde de hoje.
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