Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Fundação Oscar Niemeyer
Reprodução/Fundação Oscar Niemeyer

No último sábado (24), a estátua do Borba Gato, na Zona Sul de São Paulo, foi incendiada por manifestantes. Segundo Paulo Galo, preso nesta quarta-feira (28) por ser acusado de ter ateado fogo na estátua, o ato foi feito “para abrir um debate”, visto que Borba Gato foi um dos bandeirantes responsáveis pela morte de inúmeros indígenas brasileiros.

A manifestação entra para a lista de ataques a monumentos históricos pelo Brasil, que é composta, em grande parte, por destruições de obras que homenageiam a classe trabalhadora. O monumento Eldorado Memória, por exemplo, foi alvo de ataques que resultaram na sua destruição no mesmo ano da inauguração.

Leia também: SP: Estação Pedro II do metrô vai abrigar população de rua durante onda de frio

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a obra de 1996 foi doada ao Movimento dos Sem-Terra, em homenagem aos trabalhadores rurais mortos no conflito de terras do mesmo ano em Eldorado dos Carajás, Pará.

Logo após sua inauguração em agosto de 1996, o monumento Eldorado Memória recebeu ameaças de grupos conservadores da região e, em setembro, a obra foi destruída e nunca mais reerguida.

Leia também: Em vídeo, STF nega que proibiu Bolsonaro de agir na pandemia: "Fake news"

O monumento não foi a primeira experiência de Niemeyer com resistência às obras. Em 1989, o arquiteto projetou o Memorial IX de Novembro em homenagem aos três trabalhadores da Companhia Siderúrgica Nacional mortos na Greve dos Operários de 1988.

Um dia após a inauguração, em Volta Redonda, Rio de Janeiro, o Memorial IX de Novembro foi destruído por um atentado a bomba. O prefeito Vanildo de Carvalho decidiu pela reconstrução da obra, e Niemeyer adicionou a inscrição: "Nada, nem a bomba que destruiu este monumento poderá deter os que lutam pela liberdade e justiça social".

Conheça a trajetória de Oscar Niemeyer neste especial do Matéria de Capa: