Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr Palácio do Planalto
Flickr Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu 1.682 declarações falsas ou enganosas em 2020, um total de quatro por dia, segundo o “Relatório Global de Expressão 2021”, da organização não-governamental Artigo 19, divulgado nesta quinta-feira (29).

O documento com dados de 161 países foi obtido pelo jornal O Globo. A ONG tem escritório em nove países, inclusive no Brasil. 

O relatório aponta ataques de Bolsonaro à imprensa e ainda revela que houve uma queda no nível de liberdade de expressão no mundo e no Brasil. O país apresentou apenas 52 pontos em uma escala de 0 a 100. O índice é o mais baixo desde 2010, ano em começou a ser calculado.

Líderes como o presidente brasileiro e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, são citados por terem ajudado a disseminar informações falsas sobre a Covid-19 e por terem contribuído para o aumento do número de casos do vírus. Desde quando assumiu o cargo, em janeiro de 2019, Bolsonaro fez 2.187 declarações falsas ou distorcidas.

"Foi provavelmente o maior impulsionador da 'infodemia' de informações errôneas sobre a Covid-19 em língua inglesa", aponta o documento em relação a Trump. 

Ataques à imprensa 

O relatório revela que 646 declarações de Bolsonaro, seus ministros ou assessores atacaram ou deslegitimaram jornalistas.

"Além disso, houve 254 violações no Brasil contra jornalistas e comunicadores em 2020, das quais 123 perpetradas por agentes públicos e 20 constituindo casos graves, como homicídios, tentativas de homicídio e ameaças de morte", aponta o documento.

Leia também: Pessoas com 33 anos começaram a ser imunizadas contra a Covid-19 no Rio de JaneiroSão Paulo continua repescagem da vacinação de pessoas com 29 anos contra a Covid-19