Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter: @ErikaKHilton
Reprodução/Twitter: @ErikaKHilton

Um incêndio atingiu a unidade da Cinemateca Brasileira da Vila Leopoldina, na capital paulista, na tarde desta quinta (29). 

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 18h04 para uma ocorrência em prédio comercial na Rua Othão, 290, onde é localizado um galpão da instituição. Segundo a corporação, que encaminhou 11 viaturas para combater o fogo, não há vítimas. 

Não há informações sobre o estado do acervo da Cinemateca abrigado no local.

Pelas redes sociais, a vereadora paulistana Erika Hilton (PSOL) lamentou a ocorrência e atribuiu o incêndio ao descaso com a área cultural: "Cinemateca Brasileira está pegando fogo. Cultura Brasileira abandonada. Nossa história pegando fogo pelo descaso proposital", escreveu.

Leia também: Acervos da Cinemateca estão sem cuidados; entidade está fechada desde julho do ano passado

Em abril, trabalhadores da Cinemateca lançaram um manifesto em que alertam para os riscos ao acervo da instituição sem o acompanhamento adequado. "A possibilidade de autocombustão das películas em nitrato de celulose, e o consequente risco de incêndio frequentemente recebem mais atenção da mídia e do público. A instituição enfrentou quatro incêndios em seus 74 anos, sendo o último em 2016, com a destruição de cerca de 500 obras. O risco de um novo incêndio é real. O acompanhamento técnico contínuo é a principal forma de prevenção", diz o texto. 

"A situação do acervo em acetato de celulose também é crítica. O conjunto está estimado em torno de 240 mil rolos, e corresponde à maior parte doacervo audiovisual da Cinemateca Brasileira. Tal acervo demanda temperatura e umidade constantes e, na falta de tais condições, sofre aceleração drástica de seu processo de deterioração. O acompanhamento técnico e as demais ações de preservação, inclusive processamento em laboratório, também são vitais", continua o manifesto.