Notícias

"O assunto dos milagres coloca em xeque nossa insuficiência", diz Pondé

Ao lado da jornalista Thaís Oyama, o filósofo falou sobre o que está por trás da crença humana em ações sobrenaturais e supostas intervenções divinas


29/07/2021 22h10

No Linhas Cruzadas desta quinta (29), o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama discutem o tema dos milagres. 

Depois de assistir a um segmento do programa que mostrou diversos depoimentos de pessoas que dizem ter testemunhado milagres, Pondé comentou: "O milagre é uma coisa muito delicada, a crença no milagre, porque esses casos todos citados, aparecem ali na fronteira da mais pura a vulnerabilidade humana. Você está a um passo de cair numa condição extremamente vulnerável: muito doente, cega, uma cirurgia cardíaca, alguém que estava desenganado pelos médicos. [...] É claro que do ponto de vista médico, muito provavelmente o que aconteceu foi uma cirurgia bem-sucedida, que havia uma significativa dose de risco e que ela foi a contento." 

Leia também: Pondé: "Não há como viver como gente grande se você não contemporizar conflitos"

"O assunto dos milagres coloca em xeque justamente a nossa insuficiência, como a gente está à mercê da contingência. E aí quando você acredita, quando você ouve o relato de uma pessoa, é claro que você pode dizer: 'isso é mágica', 'olha o poder da oração'. [...]  Então do ponto de vista cético você consegue demolir tudo isso mas o ponto de vista emocional, de uma certa dignidade da fragilidade humana, os depoimentos são super bons para mostrar como a pessoa se sente diante disso", completou. 

Leia também: "Redes sociais criaram uma ciência da hipocrisia", diz Pondé

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças