Notícias

Mario Sergio Cortella acredita em milagres? Filósofo discute o tema no Linhas Cruzadas

Na edição do programa dedicada ao tema, Cortella caracteriza o milagre como a crença no improvável, mas não impossível; assista ao trecho


29/07/2021 22h30

Convidado no Linhas Cruzadas desta quinta (29), o filósofo Mario Sergio Cortella falou sobre o conceito dos milagres.

"Milagre, por que não? É difícil imaginar que nós não tenhamos essa possibilidade de crença, isto é, que a gente não aguarde e não deseja que o inesperado seja esperado. E, portanto, aquilo que pareceria algo inatingível possa ser atingido, é algo absolutamente humano. No entanto, será que eu acredito em milagres? Se eu entender o milagre como sendo a realização do impossível, não. Mas, entendido como eu faço, o milagre como a realização do improvável, esse improvável pode ter o seu lugar", afirmou.

Leia também: "O assunto dos milagres coloca em xeque nossa insuficiência", diz Pondé

"Nem sempre se tem explicação, nem sempre se tem a causa, nem sempre se tem a completa racionalidade daquilo, mas, sim, o improvável em algumas circunstâncias pode emergir, pode vir à tona", continuou o filósofo.

Cortella alerta, porém, para os perigos do que chama de "crença no impossível", o que pode levar o indivíduo a uma posição de vulnerabilidade: "Falo daquilo que no dia a dia leva pessoas inclusive e a serem enganadas por algumas quimeras, algumas promessas que não têm condição de realização, mesmo no mundo em que se busca forças sobrenaturais, metafísicas. [...] Por isso há pessoas que acabam sendo levadas ao engano, conduzidas a uma inocência, a uma fé que vem não pela fé que a pessoa carrega, mas pela má-fé de outra pessoa". 

"Não é assim tão estranho, afinal, quando desejamos, quando esperamos um milagre, é porque não temos mais alternativa. E a única alternativa é aquela que, como alternativa, parece impossível ou, como eu lembrava, improvável", concluiu. 

Leia também: "Redes sociais criaram uma ciência da hipocrisia", diz Pondé

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças