Mario Sergio Cortella acredita em milagres? Filósofo discute o tema no Linhas Cruzadas
Na edição do programa dedicada ao tema, Cortella caracteriza o milagre como a crença no improvável, mas não impossível; assista ao trecho
29/07/2021 22h30
Convidado no Linhas Cruzadas desta quinta (29), o filósofo Mario Sergio Cortella falou sobre o conceito dos milagres.
"Milagre, por que não? É difícil imaginar que nós não tenhamos essa possibilidade de crença, isto é, que a gente não aguarde e não deseja que o inesperado seja esperado. E, portanto, aquilo que pareceria algo inatingível possa ser atingido, é algo absolutamente humano. No entanto, será que eu acredito em milagres? Se eu entender o milagre como sendo a realização do impossível, não. Mas, entendido como eu faço, o milagre como a realização do improvável, esse improvável pode ter o seu lugar", afirmou.
Leia também: "O assunto dos milagres coloca em xeque nossa insuficiência", diz Pondé
"Nem sempre se tem explicação, nem sempre se tem a causa, nem sempre se tem a completa racionalidade daquilo, mas, sim, o improvável em algumas circunstâncias pode emergir, pode vir à tona", continuou o filósofo.
Cortella alerta, porém, para os perigos do que chama de "crença no impossível", o que pode levar o indivíduo a uma posição de vulnerabilidade: "Falo daquilo que no dia a dia leva pessoas inclusive e a serem enganadas por algumas quimeras, algumas promessas que não têm condição de realização, mesmo no mundo em que se busca forças sobrenaturais, metafísicas. [...] Por isso há pessoas que acabam sendo levadas ao engano, conduzidas a uma inocência, a uma fé que vem não pela fé que a pessoa carrega, mas pela má-fé de outra pessoa".
"Não é assim tão estranho, afinal, quando desejamos, quando esperamos um milagre, é porque não temos mais alternativa. E a única alternativa é aquela que, como alternativa, parece impossível ou, como eu lembrava, improvável", concluiu.
Leia também: "Redes sociais criaram uma ciência da hipocrisia", diz Pondé
Veja o trecho:
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS