"Gerando Falcões é um trabalho de reeducação de toda a sociedade", diz cofundador
Em entrevista ao Estação Livre, Lê Maestro fala sobre a organização de desenvolvimento social, que atua em favelas e comunidades de todo o país; assista à reportagem
30/07/2021 22h30
No Estação Livre desta sexta (30), a pauta é sustentabilidade. Para falar sobre o assunto, a reportagem conversou com Lê Maestro, cofundador da iniciativa Gerando Falcões.
Atuante há mais de dez anos, a entidade desenvolveu um modelo de gestão que liga o potencial das favelas à iniciativa privada, além de criar soluções para as populações mais vulneráveis do Brasil.
"O Gerando Falcões se tornou um monte de coisas: é um ecossistema de líderes, de ONGs, de empresas, de voluntários, de negócios sociais para trabalhar no combate à pobreza. É um trabalho de reeducação de toda a sociedade, do poder público e do setor privado", explica Maestro.
Leia também: 'AZ Marias': Moda sustentável e inclusiva ganha destaque no Estação Livre
O projeto começou com palestras em escolas e oficinas focadas no esporte e na cultura, e evoluiu para uma rede com diferentes áreas de atuação, conta o cofundador.
"No final de 2019, a gente percebeu que faltava um processo para trazer mais qualidade para esse trabalho de expansão da Gerando Falcões, que era a formação mais qualificada de lideranças sociais. Então a gente lançou a Falcon University, que é uma universidade para líderes sociais, onde a gente capacita em gestão inovação, dados, captação de recursos", explica.
A meta da organização para os próximos quatro anos é colocar líderes formados com a metodologia da Falcons para gerar impacto social em cada favela do país.
"A gente tem um programa de formação de jovens em que a gente trabalha toda a questão socio-emocional, pra encontrar a vocação do jovem, para ele entender quais são suas crenças limitantes, resgatar sua autoestima e desenvolver um plano de vida e carreira. A gente encaminha esse jovem ou para uma vaga de emprego ou um curso técnico que tenha a ver com o talento que ele tem", completa.
Saiba mais na reportagem:
Para falar sobre sustentabilidade, a apresentadora Cris Guterres recebeu no estúdio a gerente sênior de riscos e controles internos Viviane Elias Moreira e com o supervisor de sustentabilidade no Mercado Livre, Filipe de Figueiredo Oliveira,
Assista ao Estação Livre na íntegra:
Exibido às sextas e com apresentação de Cris Guterres, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.
REDES SOCIAIS