Notícias

'AZ Marias': Moda sustentável e inclusiva ganha destaque no Estação Livre

Idealizadora da marca fala sobre impacto social e ambiental no mundo fashion, além da importância de criar roupas para corpos reais; assista à reportagem


30/07/2021 22h40

Para abordar o tema da sustentabilidade, o Estação Livre desta sexta (30) conversou com a idealizadora da marca AZ Marias. 

Com uma proposta consciente dos aspectos ambientais e sociais da indústria da moda, a empresa produz roupas a partir de tecidos descartados e com design pensado para corpos de brasileiras reais.  

"A gente opera em três pilares. O primeiro é o impacto social: a gente oferece treinamento gratuito para as costureiras saberem precificar sua mão de obra, isso para nós é um valor que combate o trabalho análogo à escravidão; o segundo é o impacto ambiental: a gente só trabalha com resíduo têxtil. E o terceiro pilar é o corpo real como centralidade da criação. A gente cria produtos para mulheres que têm volumes, de quadril, de barriguinha", explica a estilista Cíntia Felix. 

Leia também: "Gerando Falcões é um trabalho de reeducação de toda a sociedade", diz cofundador

Cíntia fala também sobre a importância de pensar no conforto na hora da criação: "Como eu trabalho com o corpo real, esse corpo de movimenta dentro da cidade, então eu tenho que ter uma roupa em que você consiga levantar o braço, pegar um ônibus, uma sacola, uma criança. E em tudo isso a roupa tem que te auxiliar, você não pode ser refém da roupa".

Para a estilista, sustentabilidade tem a ver com harmonia. "É viver sem uma hierarquização entre homem e natureza, a gente tem que viver integrado. A gente tem que fazer práticas que sejam benéficas para nós e para o planeta", completa.

Assista à reportagem:

Para falar sobre sustentabilidade, a apresentadora Cris Guterres recebeu no estúdio a gerente sênior de riscos e controles internos Viviane Elias Moreira e com o supervisor de sustentabilidade no Mercado Livre, Filipe de Figueiredo Oliveira,

Assista ao Estação Livre na íntegra:

Exibido às sextas e com apresentação de Cris Guterres, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças