Notícias

Blanco diz à CPI que só negociou a compra de vacinas com Dominguetti para setor privado

Segundo ele, as conversas com o policial militar só ocorreram em fevereiro, um mês depois de ter deixado o cargo de assessor do departamento de Logística do Ministério da Saúde


04/08/2021 12h00

O coronel da reserva Marcelo Blanco disse à CPI da Covid, nesta quarta-feira (4), que só negociou a compra de vacinas da AstraZeneca com o policial militar Luiz Dominguetti para o mercado particular. 

Segundo ele, as conversas com o representante da Davati no Brasil só ocorreram em fevereiro, um mês depois de ter deixado o cargo de assessor do departamento de Logística do Ministério da Saúde. 

O relator da CPI Renan Calheiros (MDB-AL) rebateu o depoente e disse que a negociação de imunizantes para o mercado particular “era uma atividade absolutamente irregular”.

Blanco foi citado em diversas oitivas anteriores à CPI. Ele entrou na mira da Comissão após ter participado de um jantar, no qual teria havido um pedido de propina de US$ 1 em troca da aquisição da vacina AstraZeneca contra a Covid-19. Ele era subordinado no Ministério da Saúde a Roberto Ferreira Dias, suposto autor do pedido de propina.

Em depoimento à CPI em 1º de julho, o policial militar Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que se apresentava como representante da Davati Medical Supply, reafirmou que recebeu pedido de propina de US$ 1 por dose do ex-diretor Dias em troca de assinar contrato de venda de vacinas AstraZeneca com o Ministério.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ