Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Kelly Sikkema/Unsplash
Kelly Sikkema/Unsplash

Publicado pela Todos Pela Educação em parceria com a editora Moderna, o Anuário da Educação Básica 2021 faz um diagnóstico preocupante do ensino no Brasil. O documento detalha a redução do investimento público no setor, redução no ensino integral e aumento na defasagem no aprendizado.

Para falar sobre o assunto, o Jornal da Tarde entrevistou Gabriel Corrêa, líder de políticas educacionais na Todos Pela Educação. 

Leia também: 60% dos alunos da rede estadual de SP voltaram às aulas presenciais, diz governo

"Destaco aqui um risco imenso de evasão escolar, uma vez que crianças, adolescentes e jovens ficaram muito distantes das escolas e ficaram desengajados com o próprio estudo, muitos deles tendo que ir para o mercado de trabalho, apoiar financeiramente a família", afirmou Corrêa. 

Entre os outros problemas expostos pelo anuário estão a saúde emocional dos alunos e professores, além da defasagem no aprendizado dos conteúdos. "A saúde mental desses estudantes e dos próprios professores e profissionais de educação [fica] muito prejudicada num período prolongado de fechamento de escolas. Isso precisará ser mitigado e enfrentado agora no retorno às aulas presenciais. A gente sabe que ensino remoto está longe de substituir o ensino presencial e com estratégias de ensino remoto pouco efetivas que foram utilizadas em muitos locais do Brasil, os impactos da pandemia na educação, na aprendizagem desses alunos, tem sido muito grandes, o que leva a crer que vamos demorar meses ou até mesmo anos para recuperar essa aprendizagem", continuou o especialista. 

"É uma redução de investimentos muito significativa. Do governo federal, por exemplo, quando a gente compara na década, é o menor orçamento pago pelo governo federal na educação, o que é muito crítico. Estados e municípios também reduziram 6% a 9% em termos reais os gastos em educação", completou.

Assista à entrevista:

Leia também: Ministério da Saúde enviou metade das doses da Pfizer previstas para SP, diz Doria