Hospitais de SP e RJ registram aumento nas internações de idosos com Covid-19
Responsável pelo estudo da Fiocruz afirma que alta pode ser explicada pelo relaxamento nos protocolos sanitários, pela recusa da vacina ou pela falta da segunda dose
05/08/2021 16h19
Um estudo da Fiocruz revelou um aumento de hospitalizações de idosos com síndrome respiratória aguda grave por Covid-19 nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Em São Paulo, houve uma alta de 48% de internados acima de 80 anos pelo vírus. Os dados para a comparação são da última semana de junho. No mesmo período e para a mesma faixa etária, este aumento foi de 89% no Rio de Janeiro, onde as internações de pessoas com mais de 60 e 70 anos também cresceram.
Leia também: Enchentes na Alemanha revelam antigo esconderijo de nazistas
Segundo o responsável pela pesquisa Leonardo Bastos, o fato pode ser explicado pelo relaxamento nos protocolos sanitários e porque muitos idosos recusaram a vacina ou não tomaram a segunda dose.
Leia também: Câmara dos Deputados vota PL da privatização dos Correios
O aumento das internações, entretanto, não foi refletido no número de mortes pela doença, comprovando a importância da imunização contra Covid-19. Por conta das doenças respiratórias de inverno, Leonardo alertou também para o cuidado com as crianças e reforçou a importância de monitorá-las.
Veja a reportagem completa do Jornal da Tarde desta quinta-feira (5):
REDES SOCIAIS