Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O Jornal da Tarde desta quinta-feira (5) recebeu a cientista da USP Mayana Zatz, que recentemente lançou o livro “O Legado dos Genes”, abordando a saúde e o DNA de idosos nonagenários e centenários com relatos dos mesmos.

Maya afirmou que nos casos de centenários que analisou, a genética influencia mais que o ambiente. “As pessoas que têm os genes chamados de protetores conseguem passar dos 100 anos e estar muito bem. São raras, mas eu brinco que elas aguentam qualquer desaforo do ambiente”, explicou.

Leia também: Câmara aprova texto-base do PL da privatização dos Correios

Segundo ela, existem cada vez mais nonagenários e centenários ao redor do mundo, o que exige uma possível reclassificação do que entendemos como idosos.

Mesmo assim, Mayana destacou como essencial a alimentação e o exercício físico para a longevidade: “É fundamental se manter ativo durante a vida para aumentar a vida com qualidade”. Além disso, ela aconselhou manter o otimismo e sempre ter um objetivo para envelhecer com qualidade. 

Leia também: Hospitais de SP e RJ registram aumento nas internações de idosos com Covid-19

"Acho que nunca tem que dizer que está bom. No momento que fazemos isso, as coisas começam a declinar. Você sempre tem que ter o que melhorar", concluiu Mayana.

Veja a entrevista completa do Jornal da Tarde: