Notícias

Apib denuncia Bolsonaro ao Tribunal de Haia e aponta genocídio indígena

Entidade vai pedir ao tribunal averiguação de atos "praticados contra os povos indígenas pelo presidente Jair Bolsonaro"


09/08/2021 19h41

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) anunciou, nesta segunda-feira (9), que denunciou o presidente Jair Bolsonaro por genocídio indígena ao Tribunal Penal Internacional (TPI), também conhecido como Tribunal de Haia.

A data da denúncia coincide com as comemorações do Dia Internacional dos Povos Indígenas. 

Em nota publicada no site oficial da organização, a Apib esclarece que vai pedir ao tribunal a averiguação de atos "praticados contra os povos indígenas pelo presidente Jair Bolsonaro, desde o início do seu mandato, em janeiro de 2019, com atenção ao período da pandemia da Covid-19".

Essa é a primeira vez que um coletivo indígena registra um caso do tipo junto ao TPI. Ainda de acordo com a Apib, documentos protocolados comprovam o "planejamento e a execução de uma política anti-indígena explícita, sistemática e intencional encabeçada por Bolsonaro".

Leia mais: Bolsonaro deve entregar MP do Auxilio Brasil, novo Bolsa Família, nesta segunda-feira (9)

A entidade alega que Bolsonaro incentiva a ataques às terras indígenas e à população indígena, se recusa a demarcar novas terras e estimula conflitos ao legalizar atividades invasoras.

“A Apib permanecerá em luta pelo direito dos povos indígenas de existirem em sua diversidade. Somos povos originários e não nos renderemos ao extermínio”, diz Eloy Terena, coordenador jurídico da Apib.

Leia também: "Quer tentar golpe, Bolsonaro? É o crime que falta para lhe colocarmos na cadeia", diz Randolfe sobre desfile

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças