Notícias

Câmara dos Deputados deve votar a PEC do voto impresso nesta terça-feira (10)

No mesmo dia, Bolsonaro recebe um desfile de blindados e tanques de guerra em frente ao Palácio do Planalto. Especialistas e parlamentares veem a parada como uma tentativa de intimidação e ameaça à democracia do país


10/08/2021 09h18

A Câmara dos Deputados pautou a votação da PEC do Voto Impresso para esta terça-feira (10). A proposta de emenda à Constituição 135/19 foi recusada pela comissão especial que analisou o texto por 22 votos contra 11.

O texto de autoria da deputada Bia Kicis (PSL) prevê a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor”. O sistema chamado de “voto auditável” é defendido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Para obter a aprovação e seguir para o Senado Federal, a proposta deve receber 308 votos favoráveis.

Leia mais: Toffoli rejeita pedido para barrar desfile com tanques em Brasília nesta terça-feira

Nesta terça-feira (10), Bolsonaro recebe um desfile de blindados e tanques de guerra em frente ao Palácio do Planalto. O ato, que ocorre no mesmo dia em que a Câmara vota a PEC 135/19, tem gerado críticas de especialistas e parlamentares que veem a parada como uma tentativa de intimidação e ameaça à democracia do país.

Para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), a manifestação na mesma data da votação é uma "trágica coincidência". De acordo com Lira, será avaliada a possibilidade de adiamento da análise da PEC no plenário.

Leia também: Nesta terça, CPI ouve coronel apontado como 'ponte' entre Davati e Ministério da Saúde

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças