Notícias

Coronel Helcio Bruno diz à CPI que não vai responder perguntas sobre a Davati

Depoente obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de permanecer em silêncio para não se autoincriminar


10/08/2021 13h20

Durante a sessão da CPI da Covid nesta terça-feira (10), o coronel da reserva Helcio Bruno de Almeida disse que não vai responder a perguntas sobre a empresa Davati, intermediária de vacinas, e sobre o Ministério da Saúde.

O militar é presidente do Instituto Força Brasil (IFB), uma instituição conservadora que se define como “pró-vida”, “pró-família”, “pró-armas” e “pró-liberdade”.

Em depoimentos prestados à CPI, Helcio Bruno foi apontado como o responsável por levar a uma reunião no Ministério da Saúde supostos vendedores de vacinas – embora eles nunca tenham apresentado provas de que tinham credenciais para comercializar o imunizante.

"Assim, antecipo que me reservaria a silêncio quanto a perguntas relacionadas à empresa Davati e seus representantes, ao Ministério da Saúde e seus servidores, ao Senah e seus membros, ao IFB e seus membros, a fake news e matérias jornalísticas e terceiros, e perguntas sobre a minha quebra de sigilo", afirmou.

Helcio depõe na condição de testemunha. Ele conseguiu no Supremo Tribunal Federal (STF) um habeas corpus, para não produzir provas contra si. A defesa do coronel havia pedido ainda para que ele fosse dispensado da CPI, mas a solicitação foi negada pela ministra Cármen Lúcia. 

Leia também: Nesta terça, CPI ouve coronel apontado como 'ponte' entre Davati e Ministério da SaúdeOmar Aziz faz pronunciamento sobre desfile militar de Bolsonaro: "Cena patética"

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças