Notícias

Mulheres negras ocupam menos de 3% das cadeiras na Câmara dos Deputados, aponta relatório

Levantamento "Democracia Inacabada" ressaltou a desproporção de recursos que mulheres e homens negros candidatos à Câmara tiveram com relação a pessoas brancas em 2018


10/08/2021 14h25

O relatório "Democracia Inacabada - Um retrato das desigualdades brasileiras", da Oxfam Brasil, levantou dados sobre representatividade dentro da política. Segundo o levantamento, as mulheres negras ocupam menos de 3% das cadeiras na Câmara dos Deputados, sendo que representam 27% da população.

O documento destacou a extinção de 93% dos colegiados participativos ligados à administração federal pelo governo de Jair Bolsonaro, caracterizando um “ataque inequívoco à participação, à transparência e ao controle social de políticas públicas”.

Leia também: Ministro da Educação diz que “universidade deveria ser para poucos”

A desproporção de recursos que mulheres e homens negros candidatos à Câmara em 2018 tiveram com relação a mulheres e homens brancos também foi registrada pelo relatório da Oxfam.

Uma seção do documento traz propostas para melhorar esse cenário. Para Jefferson Nascimento, coordenador de Justiça Social e Economia da Oxfam Brasil, o Legislativo deveria ter uma preocupação maior em aumentar a representação de grupos que estão fora do jogo político.

Leia também: Andrew Cuomo, governador de NY, renuncia após acusações de assédio

“Infelizmente, a pauta que está colocada hoje no Congresso Nacional é de manutenção da situação. É necessário que os parlamentares se orientem pela importância da pluralidade”, concluiu Jefferson ao Jornal da Tarde desta terça-feira (10).

Veja a matéria completa:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ