Notícias

Com saída dos EUA do Afeganistão, Taleban volta a expandir seu território

Conflitos envolvendo forças norte-americanas e grupos internos têm novos capítulos à medida que o país se prepara para deixar território afegão


12/08/2021 12h26

A guerra que assola o Afeganistão não é algo recente. O grupo fundamentalista islâmico Taleban, um dos principais expoentes do conflito, surgiu no início da década de 1990, quando começou a ganhar nome e se expandir pelo território afegão. Os Estados Unidos entraram na disputa em 2001, depois dos ataques terroristas do 11 de setembro, que atingiram as Torres Gêmeas e o Pentágono. Desde então, tropas norte-americanas estiveram presentes no Afeganistão tecendo um conflito complexo que envolve tanto militares locais quanto outros grupos, como o Taleban.

A eleição do democrata Joe Biden no país norte-americano trouxe uma nova dinâmica geopolítica. Ao contrário das posições mais radicais de seu antecessor, o republicano Donald Trump, Biden tem novos focos para sua política externa e pretende retirar todas as tropas estadunidenses do Afeganistão até o dia 11 de setembro deste ano, após 20 anos de permanência no país asiático.

Leia mais: Nasa recruta voluntários para simulação de vida em Marte

Com a saída dos EUA, as disposições territoriais já estão mudando. Apesar de ser bem inconstante, uma vez que a guerra é contínua e as conquistas variam, o Taliban aparenta estar ganhando espaço. Segundo estimativas feitas pela OTAN, o grupo fundamentalista islâmico está em seu melhor momento desde seu afastamento do poder pelos norte-americanos em 2001 e já acumula cerca de 85 mil combatentes. A inteligência americana também alertou que, com a saída do exército estadunidense, existe risco de uma destituição do governo em Cabul acontecer em aproximadamente seis meses.

Leia também: Messi realiza primeiro treino ao lado dos novos companheiros no PSG

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças