São Paulo promoverá 'xepa' para acelerar a aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19
Iniciativa passa a valer a partir da próxima segunda-feira (16) na capital paulista
13/08/2021 07h57
A partir da próxima segunda-feira (16), a cidade de São Paulo abrirá inscrições para a fila de espera da “xepa” para antecipar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Interessados devem se cadastrar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serão chamados quando houver frascos de vacinas abertos.
A chamada "xepa" das doses remanescentes será utilizada após a conclusão da aplicação de primeiras doses das vacinas para adultos acima de 18 anos, prevista para este domingo (15) com a "Virada da vacina".
Será também reduzido o intervalo de aplicação das três vacinas contra a Covid-19 que requerem duas doses para completar a imunização: Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca.
Quem fizer a inscrição nas UBSs na fila da xepa da segunda dose poderá ser chamado para tomar a segunda dose da AstraZeneca ou Pfizer a partir de 60 dias da aplicação da primeira. No caso da CoronaVac, o intervalo mínimo é de 15 dias.
O intervalo recomendado entre as aplicações das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca no Brasil é de três meses; o da CoronaVac, no estado de São Paulo, é de 14 a 28 dias.
"A aplicação de doses remanescentes está sujeita à disponibilidade ao final do dia em cada UBS. Cada unidade de saúde deverá organizar, a partir de segunda-feira (16), uma lista de espera com os usuários de sua área de abrangência, que atendam aos critérios de intervalo entre as doses, com telefones para convocação do público interessado", informou a prefeitura de São Paulo.
Pode se inscrever na "xepa" quem mora, estuda ou trabalha na região da unidade. Assim como exigido na aplicação da primeira dose, será necessário apresentar comprovante de residência no município. As inscrições podem ser realizadas durante o horário de funcionamento das UBSs e o chamamento será realizado por ordem de inscrição.
"Em caso de dificuldade para destinação das doses remanescentes, as equipes de saúde devem entrar em contato imediatamente com a respectiva Supervisão Técnica de Saúde. A orientação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que nenhuma dose viável de vacina seja desperdiçada", destacou a prefeitura.
Leia também: Caixa libera saques e transferências da 4ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em setembro; São Paulo vacina contra a Covid-19 pessoas com 22 anos nesta sexta-feira (13)
REDES SOCIAIS