Martinho da Vila admite que o samba perdeu espaço para o rap e o funk
Cantor disse que estilo das músicas mudou e outros estilos musicais ocuparam esse espaço
16/08/2021 22h22
O cantor Martinho da Vila foi o entrevistado do Roda Viva desta segunda-feira (16).
O jornalista Leonardo Bruno perguntou para o cantor sobre o espaço do samba atualmente, já que outros estilos musicais, como o rap e o funk, são mais populares nas comunidades. Para Martinho, o samba cresceu e, com o passar do tempo, passou falar de outros temas. Se antigamente se cantava sobre preconceito, saudade e o cotidiano, hoje são letras mais românticas.
Leia também: "Estamos perdendo a capacidade econômica do país", diz economista Ricardo Sennes sobre desemprego
“Os sambas eram todos - ou quase todos - sobre o trabalho, o desemprego, o preconceito, a saudade, a vontade de subir na escala social. [...] O samba que, lá atrás, sofria tantos preconceitos, foi se impondo, crescendo”, explicou o cantor.
Martinho admite que o samba perdeu terreno em relação as letras que falam do cotidiano. Mas lembrou que foi um estilo musical precursor e já fazia o que o rap faz nos dias de hoje.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores Leonardo Bruno, jornalista e escritor; Tom Farias, jornalista, escritor e crítico literário; Kenya Sade, coordenadora do canal Trace Brazuca; Cláudia Alexandre, jornalista, pesquisadora de tradições afro-brasileiras e apresentadora do Papo de Bamba, do site BR Brazil Show; Mauro Ferreira, colunista e crítico musical do G1.
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS