Notícias

Após cenas de caos e mortes, voos militares são retomados no aeroporto de Cabul

Milhares de pessoas tentam deixar o país depois da retomada do grupo extremista Talibã


17/08/2021 11h30

Os voos no aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão, foram retomados nesta terça-feira (17), após o local registrar cenas de caos, enquanto milhares de pessoas tentavam deixar o país depois da retomada do grupo extremista Talibã. Ao menos sete pessoas morreram. 

Apenas voos militares para a retirada de diplomatas e civis voltaram a acontecer. Os voos civis ainda não foram retomados e, em meio ao tumulto, os embarques chegaram a ser suspensos na última segunda (16). Cenas de afegão que se agarravam aos aviões para deixar o país chocaram o mundo. 

No domingo (15), horas depois que o Talibã assumiu o controle de Cabul, um C-17 Globemaster III da Força Aérea dos EUA evacuou cerca de 640 afegãos, de acordo com oficiais americanos. 

Segundo o site Defense One, o número de passageiros deve estar entre os mais altos que um C-17 já transportou. O avião tem capacidade indicada para pouco mais de 100 pessoas. O software de rastreamento do voo mostra que a aeronave pertence à 436ª Ala Aérea, sediada na Base Aérea de Dover, em Delaware (EUA).

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden defendeu na última segunda (16) a decisão de retirar as tropas americanas no país. "Mantenho firmemente a minha decisão. Depois de 20 anos, aprendi da maneira mais dura que nunca seria um bom momento para retirar as forças armadas americanas", afirmou, em pronunciamento na Casa Branca.

Biden ainda admitiu que a tomada do poder por parte do Talibã surpreendeu o governo americano: "A verdade é que isso aconteceu mais rápido do que esperávamos".

Leia também: Talibã anuncia 'anistia geral' e faz apelo a mulheres no AfeganistãoTSE determina a suspensão do repasse financeiro de redes sociais para páginas que propagam fake news


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças