Notícias

Thaís Oyama e Pondé debatem sobre corrupção no Linhas Cruzadas desta quinta (19)

Programa, que ainda tem as participações de Malu Gaspar e Roberto Livianu, reflete sobre a prática que acompanha o homem há anos


17/08/2021 12h30

O Linhas Cruzadas desta quinta-feira (19) debate os motivos que levam o homem à corrupção: por que somos corruptos?

Durante a edição, Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé refletem sobre a prática que acompanha o homem desde os primórdios. O programa conta com a participação da jornalista Malu Gaspar e de Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção. Na TV Cultura, a edição inédita vai ao ar a partir das 22h.

A questão que guia o programa, de fato, é difícil de ser respondida. A jornalista e o filósofo abordam questões como a cordialidade do homem e o "gozo com o poder", como diz Pondé. Além do "jeitinho brasileiro de ser", a discussão passa pelas influências das vulnerabilidades humanas e quais os mecanismos legais para coibir a existência da corrupção.

Entre 179 países pesquisados, o Brasil ocupa a 94° posição no ranking da Transparência Internacional, dado apresentado durante a edição e debatido pelos apresentadores. Inevitavelmente, o contexto político atual também fez-se presente na conversa.

"Provavelmente a corrupção existe desde a pré-história e ela está sempre acompanhada por fraquezas humanas. E ela piora se a vida for muito vulnerável, a vulnerabilidade aumenta a possibilidade da corrupção. Por isso que se você constrói uma sociedade que seja um pouco menos vulnerável, você pode ter menos casos de corrupção com o "covidão" das vacinas", pontua Pondé.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças