Notícias

CPI da Covid ouve advogado da Precisa Medicamentos nesta quarta-feira

Túlio Silveira foi o representante legal da empresa na negociação da vacina indiana Covaxin com o Ministério da Saúde


18/08/2021 08h13

Nesta quarta-feira (18), a CPI da Covid ouve o advogado Túlio Silveira, representante da empresa Precisa Medicamentos nas negociações para a aquisição, pelo governo federal, da vacina indiana Covaxin. O depoimento está marcado para começar às 9h30.

O contrato de compra da Covaxin foi o mais caro entre as negociações feitas pelo governo, o valor total era de R$ 1,6 bilhão para custear 20 milhões de doses, e foi encerrado após denúncias de irregularidades e a constatação de fraude nas documentações enviadas pela Precisa.

O advogado vai comparecer à CPI munido de um habeas corpus. Ele ingressou no STF (Supremo Tribunal Federal) para não comparecer, alegando “sigilo profissional”. O argumento não foi aceito pelo presidente da Corte, o ministro Luiz Fux, que acatou apenas o pedido de Túlio para que possa ficar em silêncio em perguntas que possam incriminá-lo.

A oitiva de Túlio Silveira, que atende a requerimento do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), substitui a acareação entre o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), e o deputado Luis Miranda (DEM-DF), denunciante de irregularidades na compra da Covaxin. A avaliação da Mesa Diretora da CPI foi que a acareação pouco contribuiria para esclarecer a questão e serviria apenas para troca de acusações.

Onyx foi o ministro escalado em junho para responder as acusações de Miranda de que havia indícios de corrupção na aquisição da vacina e de que teria apresentado os problemas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele ocupava à época a Secretaria-Geral da Presidência.

Já Miranda é irmão de Luis Ricardo Miranda, chefe da Divisão de Importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde. Eles apontaram "pressão anormal" para a liberação da importação do imunizante.

Leia também: Caixa libera 5ª parcela do auxílio emergencial e saques da 4ª parcela a último grupoSão Paulo vacina contra a Covid-19 adolescentes com comorbidades nesta quarta-feira (18)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças