Notícias

CoronaVac é eficaz contra casos graves de Covid-19 da variante Delta, indica estudo preliminar

Artigo foi publicado como pré-print e aguarda análise de outros cientistas; pesquisadores chineses avaliaram a efetividade de vacinas de vírus inativado em um surto causado pela nova cepa em Guangdong


18/08/2021 13h55

O governo de São Paulo divulgou nesta quarta (18), em coletiva de imprensa, os resultados de um estudo preliminar que indica efetividade da vacina CoronaVac em casos graves da Covid-19 causados pela variante Delta. 

No artigo "Effectiveness of Inactivated COVID-19 Vaccines Against Covid-19 Pneumonia and Severe Illness Caused by the B.1.617.2 (Delta) Variant: Evidence from an Outbreak in Guangdong, China", pesquisadores chineses analisaram os efeitos das vacinas de vírus inativado, como é o caso da CoronaVac. O estudo está no estágio pré-print, isto é, ainda não foi avaliado por outros cientistas. 

Leia também: Butantan entrega mais dois milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde

Os pesquisadores acompanharam 10.813 pessoas entre maio e junho de 2021, em um surto de Covid-19 causado pela variante Delta do coronavírus em Guangdon, na China. 

"Nesse estudo se demonstrou muito claramente que a vacina, dada em duas doses, tem uma efetividade que varia de 69% a 77% em relação à proteção de pneumonia, que é um dos quadros mais graves do Covid, e não houve nenhum óbito no grupo que recebeu as vacinas", explicou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, órgão que produz o imunizante no Brasil.

Os participantes imunizados receberam uma das quatro vacinas de vírus inativado autorizadas na China: CoronaVac, HB02 e WIV04, da Sinopharm, e BICV, da Biokangtai.

"Isso é uma boa notícia. É um dos primeiros estudos de mundo real demonstrando exatamente a efetividade da vacina CoronaVac contra a variante Delta, uma variante que preocupa o mundo inteiro neste momento", continuou Dimas. 

Leia também: São Paulo vacina contra a Covid-19 adolescentes com comorbidades nesta quarta-feira (18)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças