Ricardo Amorim acredita que as mulheres são as principais prejudicadas no Afeganistão
Economista foi um dos convidados do Manhattan Connection desta quarta (18) e falou sobre a tomada do poder no Afeganistão pelo Talibã
18/08/2021 22h15
O Manhattan Connection desta quarta-feira (18) recebeu o deputado federal Rodrigo Maia, o jornalista Ricardo Noblat e o economista Ricardo Amorim. O jornalista Brian Winter esteve na bancada diretamente de Nova York.
Uma das primeiras pautas do programa foi a situação que passa o Afeganistão, após a tomada do poder pelo Talibã. Na visão de Amorim, os grandes perdedores são as mulheres do país, que vão perder uma série de direitos, e os Estados Unidos.
“Os Estados Unidos, o Afeganistão, os afegãos em geral, e o mundo perdem. Mulheres perdem muito”, disse o economista.
Mas há países que estão celebrando essa saída do exército norte-americano do Afeganistão: China e Rússia. Amorim acredita que esses dois países vão exercer uma influência muito maior nesse território.
Leia também: Bolsa Trabalho: Programa do governo de SP vai contratar 30 mil desempregados; veja como se inscrever
“Esse vácuo que os americanos deixaram ‘rapidissimamente’ foi ocupado pelos dois, que já saíram apoiando o governo do Talibã que tem, primeiro, o interesse de diminuir a influência americana na região. E, em segundo lugar, tem a importância do oleoduto que passa por ali”, avaliou.
Assista ao trecho completo:
Apresentado por Lucas Mendes, Angélica Vieira e Caio Blinder, o Manhattan Connection vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
Assista ao programa na íntegra:
REDES SOCIAIS