Notícias

Vacina contra HIV da Moderna começa a ser testada em humanos

Farmacêutica norte-americana deu início à fase 1 dos estudos clínicos nesta quinta; imunizante tem tecnologia de RNA mensageiro, similar à vacina da Covid-19 produzida pelo laboratório


19/08/2021 21h37

A farmacêutica norte-americana Moderna iniciou nesta quinta (19) os primeiros testes clínicos em humanos de sua vacina contra o HIV. 

A tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) usada no imunizante é similar à da vacina da Covid-19 produzida pelo laboratório e aplicada em diversos países, como os Estados Unidos. 

Leia também: 'Sommeliers de vacinas' começam a receber primeira dose do imunizante em São Paulo

De acordo com o ClinicalTrials.gov, plataforma governamental dos Estados Unidos que acompanha estudos clínicos, a fase 1 dos testes será realizada com 56 participantes, com idades entre 18 e 50 anos e não portadores do vírus. 

Esta etapa dos testes, que deve durar até abril de 2023, vai analisar a segurança e a resposta imunológica causada por duas versões da vacina, identificadas como mRNA-1644 e mRNA-1644v2-Core. A pesquisa é financiada pela Iniciativa Internacional pela Vacina da AIDS. 

Leia também: Instituto Butantan recebe 4 mil litros de insumos para a produção da CoronaVac

As vacinas serão as primeiras para o HIV com tecnologia mRNA a serem testadas em humanos. As duas versões foram declaradas seguras para a fase 1 dos estudos clínicos após testes em animais. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças