Vacina contra HIV da Moderna começa a ser testada em humanos
Farmacêutica norte-americana deu início à fase 1 dos estudos clínicos nesta quinta; imunizante tem tecnologia de RNA mensageiro, similar à vacina da Covid-19 produzida pelo laboratório
19/08/2021 21h37
A farmacêutica norte-americana Moderna iniciou nesta quinta (19) os primeiros testes clínicos em humanos de sua vacina contra o HIV.
A tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) usada no imunizante é similar à da vacina da Covid-19 produzida pelo laboratório e aplicada em diversos países, como os Estados Unidos.
Leia também: 'Sommeliers de vacinas' começam a receber primeira dose do imunizante em São Paulo
De acordo com o ClinicalTrials.gov, plataforma governamental dos Estados Unidos que acompanha estudos clínicos, a fase 1 dos testes será realizada com 56 participantes, com idades entre 18 e 50 anos e não portadores do vírus.
Esta etapa dos testes, que deve durar até abril de 2023, vai analisar a segurança e a resposta imunológica causada por duas versões da vacina, identificadas como mRNA-1644 e mRNA-1644v2-Core. A pesquisa é financiada pela Iniciativa Internacional pela Vacina da AIDS.
Leia também: Instituto Butantan recebe 4 mil litros de insumos para a produção da CoronaVac
As vacinas serão as primeiras para o HIV com tecnologia mRNA a serem testadas em humanos. As duas versões foram declaradas seguras para a fase 1 dos estudos clínicos após testes em animais.
REDES SOCIAIS