Notícias

Pondé: "O ser humano pode não ser corrupto por natureza, mas a carne é fraca"

Ao lado da jornalista Thaís Oyama, o filósofo falou sobre o conceito da corrupção no Linhas Cruzadas desta quinta (19); veja o trecho


19/08/2021 22h10

No Linhas Cruzadas desta quinta (19), o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama discutiram a corrupção na história da humanidade e no mundo contemporâneo. 

Questionado por Thaís sobre a ideia da corrupção como algo natural do ser humano, Pondé refletiu: "A ideia de que a gente seja corrupto por natureza pressupõe que então exista uma natureza humana que, por definição, poderia vir a ser corrupta. Na teologia judaico-cristã isso é largamente discutido. Por outro lado, a gente pode supor que o ser humano vive uma vida que é bruta, breve, violenta. O ser humano pode não ser corrupto por natureza, mas a carne é fraca".

Leia também: Malu Gaspar analisa percepção do público diante de escândalos de corrupção: "Existe um cansaço generalizado"

"Então, mesmo que eu não possa afirmar com certeza que o homem é corrupto por natureza - isso daria cinco doutorados - eu acho que é razoável dizer que a carne é fraca e, portanto, uns mais do que, mas é muito fácil de repente você se corromper", prosseguiu Pondé.

Veja o trecho:

O Linhas Cruzadas desta semana também contou com a participação da jornalista Malu Gaspar e de Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção.

Assista ao programa na íntegra:


Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças