Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Xinhua
Reprodução/Xinhua

Talibãs mataram a tiros o parente de um jornalista que trabalha para a Deutsche Welle (DW) no Afeganistão e era procurado pelos militantes, informou o canal público alemão em seu site nesta sexta-feira (20).

Um outro familiar do jornalista, que não teve a identidade revelada e agora está na Alemanha, ficou gravemente ferido. Vários parentes conseguiram fugir enquanto os talibãs seguiam de porta em porta.

"O assassinato de um parente de um de nossos editores pelos talibãs ontem (quinta-feira) é incrivelmente trágico e ilustra o grave perigo em que se encontram todos os nossos funcionários e suas famílias no Afeganistão", afirmou Peter Limbourg, diretor geral da DW, em um comunicado. 

"Está claro que os talibãs estão executando operações organizadas de busca de jornalistas, tanto em Cabul como nas províncias. O tempo está acabando", declarou.

A DW informou que os talibãs compareceram às residências de pelo menos três jornalistas da emissora. O canal e outros meios de comunicação da Alemanha pediram ao governo de Berlim que atuem rapidamente para ajudar seus funcionários afegãos.

Apesar da tentativa inicial do Talibã de tentar passar uma imagem menos radical, ao iniciar uma campanha de Relações Públicas e prometer respeitar a liberdade de imprensa, além de perdoar todos os opositores, militantes do grupo extremista têm intensificado a busca por pessoas casa a casa, segundo documento confidencial da ONU (Organização das Nações Unidas).

O jornal The New York Times revelou na quinta-feira (19) que o documento apontava ameaças de matar ou prender familiares caso os alvos não fossem encontrados (exatamente como ocorreu com o parente do jornalista).

O documento e a execução contradizem diretamente as garantias públicas do grupo extremista de que não buscaria vingança.

Os alvos são pessoas que os talibãs acreditam terem trabalhado para forças de segurança dos Estados Unidos e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e entidades internacionais, segundo o relatório de inteligência da ONU divulgado pelo jornal norte-americano.

Leia também: Bolsonaro entra com ação para impedir STF de abrir inquérito sem aval do MPF"A corrupção é uma coisa que, provavelmente, existe desde a pré-história", diz Pondé