Área devastada por incêndios no Pantanal já se aproxima de recorde do ano passado
Em 2020, o bioma enfrentou a pior temporada de queimadas da história
23/08/2021 11h10
A área atingida por incêndios este ano no Pantanal já se aproxima do registrado no mesmo período de 2020, quando o bioma enfrentou a pior temporada de queimadas da história. A maior planície alagável do mundo já perdeu 261.800 hectares, cerca de dois municípios do Rio de Janeiro. Na mesma época no ano passado foram quase os 265.300 hectares.
Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), órgão vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diferentemente de 2020, quando os grandes incêndios se alastraram primeiro pelo Pantanal de Mato Grosso, neste ano a região mais crítica é o sul do Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Cinco operações em andamento
Neste domingo (22), o Corpo de Bombeiros informou que há cinco operações de combate a incêndios florestais em andamento no estado, sendo elas no Pantanal (Corumbá e Porto Murtinho) e nos municípios de Bela Vista, Brasilândia e Água Clara.
Ao todo, 135 bombeiros militares estão empenhados na operação Hefesto, usando 44 viaturas e 8 aeronaves. Produtores rurais também ajudam em algumas regiões.
Leia também: Incêndio em parque em SP: bombeiros seguem combatendo fogo que já dura mais de 20 horas; Governadores se reúnem para debater sobre a crise entre os poderes nesta segunda-feira (23)
REDES SOCIAIS