Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Uma pesquisa realizada pela ONG Redes da Maré estudou o impacto da violência na saúde mental dos 140 mil moradores do Complexo da Maré, o maior conjunto de favelas do estado do Rio de Janeiro.

O levantamento "Construindo Pontes" ouviu cerca de 1,4 mil moradores, de 2018 a 2020, a respeito dos impactos da violência. Para sete em cada 10 habitantes, o maior medo é morrer com um tiro, e uma em cada três pessoas tem traumas causados pelo conflito armado.

Leia também: Governo de São Paulo lança Casa da Mulher nesta segunda-feira (23)

Eliana Silva, diretora da Rede Maré, afirmou que a pesquisa foi importante para jogar luz nos efeitos que violência causa na saúde mental dos moradores do Complexo da Maré. Por conta dos confrontos, 54% dos adultos do local afirmaram não ter acesso a equipamentos públicos.

A pesquisa também mostrou como os moradores não se sentem seguros dentro de casa, uma vez que mais de 13 mil domicílios já foram invadidos por traficantes, milicianos, ou policiais nos 12 meses anteriores ao levantamento.

Leia também: Guarda da rainha Elizabeth II é preso apór ser acusado de assediar dois recrutas em 'ritual de iniciação'

A partir desta segunda-feira (23) até o dia 28 acontece a primeira semana de saúde mental da Maré. O evento “Rema Maré” expõe e debate os impactos sociais que a guerra entre a polícia e diferentes facções criminosas causam à população.

Veja a matéria completa do Jornal da Tarde: