FAB treina soldados brasileiros para confrontos com forças paramilitares como o Talibã
A operação, que simula um cenário de guerra contra grupos de civis com estruturas militares, mas que não compõem as forças armadas, conta com o trabalho da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea dos Estados Unidos
24/08/2021 12h10
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou mais uma fase do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2021, na Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul. A operação simula um cenário de guerra para treinar militares brasileiros para atuarem em missões de paz pela Organização das Nações Unidas (ONU) contra forças paramilitares, que são grupos de civis com estruturas militares, mas que não compõem as forças armadas, como o Talibã, além de ajuda humanitária para regiões em crise, como no caso do Haiti.
Foram empregadas nos exercícios as aeronaves das aviações de caça, transporte, reconhecimento e asas rotativas. As primeiras 200 horas de voo do treinamento foram alcançadas neste sábado (21).
Leia mais: Chefe da CIA tem encontro secreto com líder do Talibã em Cabul
De acordo com o comandante de preparo, tenente-brigadeiro do ar Sérgio Roberto de Almeida, “ao final, teremos o treinamento de nossas tripulações, a consolidação da nossa doutrina no mais alto padrão internacional de exercícios táticos e que fazem com que a Força Aérea Brasileira atinja o seu ponto mais alto”, afirmou. Roberto ainda acrescentou destacando a importância da atividade conjunta que conta com o trabalho da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e, ainda, da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
As atividades do Excon Tápio 2021 ocorrem até o dia 3 de setembro.
Leia também: 'Nós não queremos o inclusivismo', afirma ministro da Educação sobre crianças com deficiência
REDES SOCIAIS