Notícias

Anvisa autoriza ampliação do prazo de validade da vacina da AstraZeneca vinda da Índia

Covishield, vacina contra Covid-19 fabricada pelo Instituto Serum e importada pela Fiocruz, teve prazo estendido de 6 para 9 meses


24/08/2021 12h50

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta terça-feira (24) que autorizou a ampliação do prazo de validade da vacina Covishield contra a Covid-19. O imunizante da AstraZeneca é fabricado pelo Instituto Serum, na Índia, e importado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Brasil. 

Em nota, a Anvisa explica que atendeu ao pedido do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fiocruz, que havia solicitado a ampliação do prazo de validade do imunizante de 6 meses para 9 meses, quando armazenada sob entre 2°C – 8°C.

Segundo a agência, a extensão do prazo também foi concedida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) após aprovação realizada pelo Central Drugs Laboratory (CDL), laboratório localizado na Índia e responsável pelo controle nacional dos imunobiológicos destinados ao uso humano.

"A aprovação pelo CDL foi baseada nos dados de estudos de estabilidade conduzidos com os lotes experimentais/clínicos de até 9 meses e com lotes comerciais de até 6 meses, apresentados pelo Serum Institute of India Pvt Ltd (SII). Esses dados permitiram concluir pela possibilidade de extensão do prazo de validade para até 9 meses", informou a Anvisa.

"A ampliação de prazo de validade de uma vacina contra à Covid-19 é mais um reforço na batalha contra a pandemia", acrescentou.

Leia também: FAB treina soldados brasileiros para confrontos com forças paramilitares como o TalibãChefe da CIA tem encontro secreto com líder do Talibã em Cabul

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ