Notícias

Anvisa autoriza ampliação do prazo de validade da vacina da AstraZeneca vinda da Índia

Covishield, vacina contra Covid-19 fabricada pelo Instituto Serum e importada pela Fiocruz, teve prazo estendido de 6 para 9 meses


24/08/2021 12h50

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta terça-feira (24) que autorizou a ampliação do prazo de validade da vacina Covishield contra a Covid-19. O imunizante da AstraZeneca é fabricado pelo Instituto Serum, na Índia, e importado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Brasil. 

Em nota, a Anvisa explica que atendeu ao pedido do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fiocruz, que havia solicitado a ampliação do prazo de validade do imunizante de 6 meses para 9 meses, quando armazenada sob entre 2°C – 8°C.

Segundo a agência, a extensão do prazo também foi concedida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) após aprovação realizada pelo Central Drugs Laboratory (CDL), laboratório localizado na Índia e responsável pelo controle nacional dos imunobiológicos destinados ao uso humano.

"A aprovação pelo CDL foi baseada nos dados de estudos de estabilidade conduzidos com os lotes experimentais/clínicos de até 9 meses e com lotes comerciais de até 6 meses, apresentados pelo Serum Institute of India Pvt Ltd (SII). Esses dados permitiram concluir pela possibilidade de extensão do prazo de validade para até 9 meses", informou a Anvisa.

"A ampliação de prazo de validade de uma vacina contra à Covid-19 é mais um reforço na batalha contra a pandemia", acrescentou.

Leia também: FAB treina soldados brasileiros para confrontos com forças paramilitares como o TalibãChefe da CIA tem encontro secreto com líder do Talibã em Cabul

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças