Biden mantém retirada de tropas americanas do Afeganistão até o fim de Agosto
A manutenção do prazo confirmada pelo presidente americano contraria a expectativa do G7
24/08/2021 19h40
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou, em um pronunciamento nesta terça-feira (24), que pretende retirar do Afeganistão todos os cidadãos americanos e seus aliados até 31 de agosto. Porém, segundo Biden, para que isso seja possível, o Talibã precisa manter sua parte do acordo, liberando o acesso contínuo ao Aeroporto Internacional.
Para o presidente americano, cada dia de operações em terra é um risco maior para as tropas americanas, que, segundo ele, estão sendo ameaçadas pelo Estado Islâmico. "Quanto mais cedo pudermos terminar, melhor", afirmou.
Ainda segundo Biden, 12.700 pessoas já foram retiradas do Afeganistão e 8.900 foram evacuadas por voos da coalizão nas últimas 24 horas. No total, desde a véspera da tomada de Cabul pelo Talibã, mais de 70 mil pessoas já foram retiradas em segurança do território afegão.
A decisão de Biden não agrada os líderes europeus, que gostariam de contar com apoio do presidente americano para solicitar mais tempo para a retirada junto ao Talibã.
Leia também: Atletas da seleção feminina de futebol deixam o Afeganistão junto aos seus familiares; Manhattan Connection recebe Lilia Schwarcz e Claudio Dantas nesta quarta (25)
REDES SOCIAIS