Notícias

Talibã diz às mulheres afegãs para ficarem em casa porque soldados 'não são treinados' para respeitá-las

A declaração foi dada por Zabiullah Mujahid, porta-voz do grupo, em uma coletiva de imprensa


25/08/2021 11h48

O Talibã disse às mulheres trabalhadoras do Afeganistão para permanecerem em casa, porque soldados do grupo "não são treinados" para respeitá-las. A declaração foi dada por Zabiullah Mujahid, porta-voz do grupo, em uma coletiva de imprensa, na última terça-feira (24). 

Segundo ele, as mulheres não devem ir ao trabalho para sua própria segurança. A fala de Mujahid minou os esforços do Talibã para convencer a comunidade internacional de que serão mais tolerante com as mulheres em relação aos anos anteriores em que estiveram no poder no Afeganistão, entre 1996 e 2001.

Nesse período, as afegãs eram proibidas de trabalhar, estudar, morarem sozinhas e de saírem de casa sem a permissão do marido. Elas ainda eram obrigadas a usar a burca. As mulheres que não seguiam as regras eram humilhadas e sofriam diversas formas de violência.

De acordo com a CNN americana, Mujahid disse que a orientação é temporária e permite que o grupo encontre maneiras de garantir que as mulheres não sejam "tratadas de forma desrespeitosa". Para ele, a medida é necessária porque os soldados do Talibã "continuam mudando e não são treinados".

Leia também: "As pessoas tentam fugir do sistema, não da religião", diz influenciadora muçulmana sobre o TalibãBiden mantém retirada de tropas americanas do Afeganistão até o fim de Agosto

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças