Notícias

MPT denuncia Sérgio Camargo por perseguição na Fundação Palmares, diz TV

Relatos de 16 servidores e ex-funcionários revelam uma rotina de humilhação e terror psicológico; Ministério Público do Trabalho pede indenização de R$ 200 mil por danos morais


30/08/2021 10h55

O MPT (Ministério Público do Trabalho) pediu o afastamento de Sérgio Camargo da presidência da Fundação Palmares. Ele é acusado por funcionários da instituição de assédio moral, perseguição ideológica e discriminação.

Camargo foi nomeado para o cargo pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e se define como um "negro de direita, antivitimista, inimigo do politicamente correto e livre".

Os 16 depoimentos que embasaram o pedido foram obtidos pelo Fantástico, da TV Globo. Segundo a reportagem, divulgada neste domingo (29), a ação foi protocolada na última sexta-feira (27). Além do afastamento, o MPT pede que Camargo pague indenização de R$ 200 mil por danos morais.

Nos depoimentos, funcionários da instituição disseram que Camargo associava pessoas de “cabelos altos” –referência ao cabelo black power– a malandros e bandidos. Eles também relataram que o presidente do órgão persegue quem considera ser “esquerdista”. 

O MPT concluiu que “o assédio moral praticado pelo Sr. Sérgio Camargo contaminou todo o ambiente de trabalho, pois instaurou um clima de terror psicológico no âmbito da Fundação Palmares”.

Logo após a veiculação da reportagem, o bolsonarista se pronunciou nas redes sociais. Ele agradeceu aos apoiadores e afirmou que "lida com vermes de esquerda" desde muito antes da sua nomeação ao cargo na fundação de valorização afro-brasileira. Diante da investigação do MPT, Sérgio disse estar "ouvindo sonatas de Franz Schubert, com o mestre alemão do piano Wilhelm Kempff, e dando blocks na esquerdalha imunda".

O pianista Wilhelm Kempff, citado por Sérgio Camargo, realizou concertos como forma de propagandear e fortalecer o regime nazista na Alemanha.

Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta segunda-feira (30):

Leia também: Foguetes lançados contra aeroporto de Cabul são interceptados pelo sistema antimísseis dos EUAFilho 04 de Bolsonaro, Jair Renan, tatua o rosto do pai no braço

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças